O vídeo trata do debate ocorrido no dia 10 de abril de 2014 na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ele foi desenvolvido como produto do projeto “Ampliando oportunidades para crianças e adolescentes em situação de rua e em contextos de vulnerabilidades”, coordenado pela equipe de pesquisa CIESPI/PUC-Rio. O objetivo foi registrar e dar visibilidade às estratégias de resistência e luta utilizadas por diferentes atores sociais em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A audiência resultou de uma construção coletiva, liderada pela Comissão Especial da População em Situação de Rua da Câmara dos Vereadores, diante do contexto de violação de direitos que vem ocorrendo no Rio de Janeiro. Destacou-se a perpetuação de práticas de violências contra a população infantil e juvenil vulnerabilizada, como no caso do garoto do Flamengo torturado e acorrentado nu a um poste pelos chamados “justiceiros” no início deste ano.

O vídeo é um documento importante por registrar que há ainda muito a se fazer, visto que as denúncias permanecem, revelando a lógica da higienização social associada às políticas de recolhimento de crianças e adolescentes para equipamentos em condições precárias e/ou inadequadas. As denúncias registradas no vídeo são extremamente graves e confirmam o desrespeito e a não implementação da política municipal de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, deliberada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – Rio, no ano de 2009 – a primeira de todo o país.

Confira a Nota e mais entrevistas e depoimentos coletados durante a Audiência Pública Violência Sistemática Contra Crianças e Adolescentes em Situação de Rua: Desdobramentos do Debate Público do Dia 10 de Abril.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *