No dia 21 de junho de 2014 a Associação Fênix – Ações pela Vida completa 8 anos de existência. São oito anos de luta para combater a violência sexual e doméstica e o preconceito em relação ao HIV/AIDS.

Confira mensagem da presidente da Associação Fênix, Sandra Dolores Paula Lima

Sempre que falo sobre a Fênix, me vem na mente a lembrança do sonho, a realização e os motivos que me levaram a lutar por esse objetivo. Foi o grande desejo de transformação dos sofrimentos das pessoas, famílias, de suas crises quando por vezes se defrontam com o inevitável, a violência, a descoberta da sorologia HIV, abuso sexual, conflitos familiares, enfim, todos os tipos de dores que alguns seres humanos sentem. É com esse intuito e com essas famílias que um dia sonhei trabalhar, ajudá-los a entender o que eles estavam sentindo e como eu poderia fazer a diferença, auxiliando-os a reencontrar seu eixo, a dignidade, auto estima, respeito e valores que são fundamentais a todo ser humano.

Todos esses desejos me fizeram sonhar com a Fênix. Sempre achei que quando um ser humano consegue sair de uma situação de dor extrema em sua vida, esse renasce e por isso escolhi o nome Fênix. Hoje com 08 anos de existência em Curitiba, relembro a trajetória, as dificuldades, que algumas ainda existem, me sinto orgulhosa de como a fênix se estabeleceu com um trabalho verdadeiro, honesto, pois, mesmo nos momentos mais difíceis, renascemos, assim como a ave Fênix.

Os desejos e anseios permanecem; uma sede própria, um veículo para atendimentos aos casos, aumento da equipe interdisciplinar capacitada na temática, que tenha amor ao que faz e ao próximo, e que trate o próximo como gostaria de ser tratada, pois esse e o perfil dos profissionais da Fênix.

Em 2014 recebemos um grande reconhecimento das mãos de nossa Presidente da República, Dilma Roussef: o troféu da ODM ( Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) onde a Fênix ficou em sétimo lugar entre 30 ONGs escolhidas no Brasil. A Fênix é conhecida e reconhecida. Ao receber o troféu, lindo, existiu em mim sentimentos antagônicos: primeiro a felicidade por estar recebendo este prêmio e ao mesmo tempo, o constrangimento pela minha situação momentânea de limitação física. Foi uma mistura de sentimentos, mas lá estava eu. Agradeço o reconhecimento de todos que pela Fênix passaram, funcionários, autoridades, amigos, voluntários, todas as famílias atendidas. Deixo o meu muito obrigado.

Quero compartilhar duas mensagens que me acompanham como reflexão:

“Aprendi com a experiencia que a felicidade ou desgraça dependem muito mais da nossa disposição do que da circunstancia” – Marta Washigton

“Muitos Fazem uma ideia errada do que e a verdadeira felicidade. A felicidade não e a satisfação pessoal mas a fidelidade a um proposito digno” – Helen Keller

Sandra Dolores Paula Lima

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *